Assistente de Sala / Empregado de Mesa

  • A tempo inteiro
  • 1700-266, Lisboa, Portugal
  • Sala

-Apresentar-se ao serviço com pontualidade na loja e turno indicado, devendo ter cuidado na sua apresentação e higiene pessoal e estado da farda. Fazer o registo no relógio de ponto após estar fardado/a e pronto para começar o turno de trabalho.

- Limpar e varrer a sala e esplanada antes de cada serviço de refeições.

- Preparar sala, alinhar mesas e cadeiras verificar se tudo se encontra em condições de ser utilizado pelos clientes. Comunicar casos de mau estado de conservação.

- Polir copos e talheres antes do serviço. Verificar a limpeza e apresentação de pratos preparados para o serviço. Comunicar casos de mau estado de conservação.

- Verificar, limpar e encher os dispensadores de soja, saleiros, pimenteiros e galheteiros.

- Ajudar na receção e arrumo de artigos entregues em loja por fornecedores e/ou distribuição interna.

- Preparar as mesas para o serviço de refeições (mise en place), verificar se a mesa esta higienizada, colocar marcador, talheres e guardanapo.

- Receber e dar as boas vindas aos clientes com cordialidade e simpatia, verificar da existência de reserva, atribuir e acompanhar os clientes à mesa.

- Apresentar a ementa e dar informações detalhadas quando solicitadas (p.ex. sobre porções, ingredientes ou potenciais alergias a alimentos)

- Informar os clientes sobre os pratos do dia e recomendações do dia caso estas existam.

- Vender produtos adicionais quando adequado através de vendas sugestivas.

- Anotar corretamente os pedidos de alimentos e bebidas, usando um software POS, anotação de pedidos ou memorização

- Em caso de dúvida, verificar a identidade dos clientes para garantir que tenham idade para consumir bebidas alcoólicas

- Comunicar os detalhes do pedido à equipa de cozinha tendo em especial atenção as alergias.

- Servir os pedidos de alimentos (serviço á Americana) e bebidas, utilizando bandeja para serviço de cafetaria e bebidas. Utilizar técnicas de serviço de vinhos quer seja a copo ou garrafa.

- Não sentar clientes em mesas acabadas de usar sem proceder á devida higienização. Preparar a mesa/mise en place antes de sentar clientes.

- Entregar a conta, receber e conferir o pagamento e troco quando efetuado em numerário, certificar que a operação é terminada com êxito, quando utilizada o TPA (terminal de pagamentos automáticos)/Multibanco

- Usar técnica de bandeja e pano de limpeza, para levantar e transportar a louça, copos e talheres sujos para serem lavados na copa ou bar.

- Reunir-se com o chefe de turno antes do inicio de cada turno de refeição para analisar alguma alteração do dia, mudanças na ementa, faltas e/ou as especificações de serviço para reservas (p.ex. festas)

- Ajudar chefe de turno no apuramento de necessidades para encomendas e requisições internas.

- Seguir todas as normas pertinentes de higiene/ Haccp

- Proporcionar excelente atendimento e experiencia aos clientes